Open/Close Menu Medicina do Esporte e do Exercício Tratamento da Dor e Reabilitação

Com o frio chegando, a maioria das pessoas ficam mais preguiçosas e acabam comendo em demasia, ocasionando em aumento no ganho de gordura. Não faça isso e dedique-se a aumentar seu metabolismo e consequentemente perca calorias. Quando não conseguimos perder peso sempre vem aquela desculpa : “Tenho dificuldade de perder peso porque meu metabolismo é lento”. A ciência mostra que isso não é verdade. A queima de calorias não depende exclusivamente da idade biológica ou da genética.O organismo reage, na verdade, aos estímulos gerados por nossos hábitos.

 

Afinal, o que se entende por metabolismo ?

É o conjunto de todas as nossas reações químicas e físicas que ocorrem dentro das células e controlam o estoque de energia para manter nosso organismo vivo. A queima de calorias se deve principalmente ao metabolismo basal que é a quantidade de energia que ocorpo utiliza, durante o repouso, para o funcionamento de todos os órgãos. Por exemplo, quando respiramos, o pulmão está gastando energia para ocorrer as trocas gasosas mesmo durante nosso repouso. O gasto energético até diminui com o avançar da idade, mas o estilo de vida, sobretudo a atividade física, minimiza esse declínio.

 

Quais os exercícios que mais aumentam o metabolismo?

– Musculação : pois aumenta a massa magra em detrimento da gorda e os músculos têm células metabolicamente mais ativas que as da gordura. Portanto, quanto mais músculos, mais acelerado o metabolismo e mais fácil a perda de calorias. Além disso, a musculação propicia maior quantidade de microlesões nos músculos e o reparo delas demanda maior gasto de energia do corpo. – Treino intervalado : consiste na aplicação repetida de exercícios e períodos de descanso de modo alternado. Pode ser aplicado nos treinos aeróbicos ou na musculação. No primeiro caso, pode-se alternar caminhada com corrida intensa e no segundo, pode-se misturar exercícios para os braços ou pernas com corridas ou pedaladas. Esse treino provoca um maior estresse no corpo, ocasionando uma maior perda de calorias.

 

A dieta também contribui no metabolismo devido ao efeito térmico do alimento. O que seria isso?

É a quantidade de energia que o organismo gasta para digerir e absorver o alimento. O efeito térmico das proteínas é maior que o dos carboidratos e estes são maiores que o das gorduras. Portanto, quanto mais ingerimos proteínas, mais energia é gasta. Porém, deve-se tomar cuidado, pois boa parte das fontes de proteína, como as carnes, são também carregadas de gordura. Optar mais por carnes brancas e outras fontes de proteínas (leite desnatado, queijo branco). E por último, outro fator importante relacionado ao metabolismo é o sono. Isso mesmo, a qualidade e a quantidade do sono é vital para mantermos o metabolismo mais acelerado. A privação do sono deixa o metabolismo mais lento pois quando dormimos é produzido o hormônio de crescimento(GH), fundamental para manter a massa muscular nos adultos.

Escrever um comentário

*

Your email address will not be published.

© 2016 Instituto Nelson Salomé | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Tribo Creative