Open/Close Menu Medicina do Esporte e do Exercício Tratamento da Dor e Reabilitação

Suplementos com a promessa de acelerar o metabolismo, perder peso de uma maneira mais rápida e de proporcionar mais energia nos treinos são uma febre nas academias atualmente. Porém podem causar graves danos à saúde como efeitos tóxicos, em especial no fígado, disfunções metabólicas, danos cardiovasculares, alterações do sistema nervoso e, em alguns casos, levar até a morte.
Alguns exemplos desses suplementos são: Jack3d, Lipo 6 Black e Oxyelite. Todos estes são proibidos pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

 

O alerta da ANVISA ressalta que muitos desses suplementos alimentares não estão regularizados junto à agência e são comercializados irregularmente em nosso país. Segundo o diretor da ANVISA, são produtos fabricados a partir de ingredientes que não passaram por avaliação de segurança. “Esses suplementos contém substâncias proibidas  para uso em alimentos como: estimulantes, hormônios ou outras consideradas como doping pela Agência Mundial Antidoping”.

 

Muito cuidado quando encontrar na composição destes suplementos, substâncias como:

 

1,3-DIMETHYLAMYLAMINE OU METHYLHEXAMINE
Substância extraída de uma planta, estrutura química semelhante à anfetamina, que estimula o sistema nervoso central, aumentando assim a produção de adrenalina e consequentemente aumentando a frequência cardíaca. Pode causar insuficiência renal, alterações cardíacas e dependência química.

 

THEOPHYLLINE (TEOFILINA)
É uma droga usada no tratamento de doenças respiratórias como asma, tem efeitos estimulantes por possuir forma estrutural semelhante a da cafeína. Contudo, por causa dos seus efeitos colaterais é raramente utilizada clinicamente.
Alguns possíveis efeitos colaterais da teofilina: diarréia, náuseas, aumento da frequência cardíaca, cefaléia, insônia, irritabilidade, tonturas.

 

DIBENZO
Essa substância é da família das benzodiazepinas, que são um grupo de medicamentos utilizados para tratamento de ansiedade e depressão.  Pode causar dependência.

 

TIRONINA
É um hormônio da tireóide (T2) e portanto pode desrregular todo o metabolismo da glândula tireóide.
Portanto, a associação destas substâncias no suplemento pode causar dependência além de ser um gatilho que eleva muito a frequência cardíaca e se algum usuário deste suplemento tiver arritmia ou alguma outra patologia cardíaca pode acarretar numa parada cardíaca e até a morte.

 

ÓLEO DE CÔCO
Outro suplemento que está na moda atualmente é o óleo de côco. Com a promessa de obter um emagrecimento mais rápido devido apresentar um efeito termogênico, ou seja, algo capaz de aumentar a queima de calorias no corpo. Porém, não há evidências científicas até hoje que confirmem esta teoria.
O óleo de côco faz parte do grupo de gorduras vegetais, mais saudável do que as animais. No entanto, é rico em gorduras saturadas, ou seja, pode aumentar o LDL (colesterol ruim) se for usado de uma maneira incorreta e sem a orientação de uma nutricionista.

 

As gorduras não são proibidas na alimentação, pelo contrário, são essenciais e têm importantes funções em nosso organismo como fornecimento e reserva de energia além de participar da formação de vitaminas e hormônios. O ideal é que elas representem, no máximo, 30% do total de calorias que consumimos ao dia, dependendo do tamanho, do peso e do estilo de vida do indivíduo. As gorduras saturadas (Exemplo: óleo de côco), porém, não devem ultrapassar 7%.

 

SUPLEMENTO COM ÔMEGA 3/6/9
São gorduras insaturadas e apresentam vários benefícios para nossa saúde como:

 

. reduz colesterol
. reduz triglicérides
. tem um efeito analgésico e antiinflamatório
. funciona como um anticoagulante
. diminui risco de doenças cardiovasculares
. diminui risco de câncer de cólon

 

Nos alimentos são encontradas em peixes (atum, salmão, sardinha), semente de linhaça, nozes, castanha, azeite de oliva.

 

“Tudo que vem fácil na nossa vida, desconfiem”
“Existem muitos suplementos bons, mas muitos prejudiciais para a nossa saúde”
“Não existe pílulas milagrosas que substituem os efeitos de um bom treino e de uma alimentação correta e balanceada”

Escrever um comentário

*

Your email address will not be published.

© 2016 Instituto Nelson Salomé | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Tribo Creative