Psicologia do Esporte

A Psicologia possui diversas áreas de atuação e uma delas é a Psicologia do Esporte, a qual considera a influência das sensações, emoções e pensamentos nas ações e comportamentos dos atletas e de pessoas comuns que visam o bem estar e se exercitam para envelhecer com qualidade de vida, combatendo a obesidade, hipertensão arterial, diabetes, colesterol elevado, entre outras doenças crônicas.

Por fim, o trabalho com as habilidades psicológicas, mais diretamente associado à psicologia do esporte, desenvolverá no atleta, habilidades competitivas, necessárias para um bom desempenho, como a motivação, a concentração, a autoconfiança, a capacidade de manejo da ansiedade e do estresse, o autocontrole e a tomada de decisão. Estas habilidades influenciam diretamente nos resultados do atleta e serão fundamentais em um processo de desenvolvimento integral.

Psicologia Clínica

A psicologia clínica é a área de atuação da psicologia que lida com a avaliação, psicodiagnóstico, aconselhamento e orientação, promoção da saúde, prevenção e tratamento dos transtornos mentais e manifestações psíquicas.

O psicólogo clínico está apto a realizar atendimentos com diversas demandas e faixas etárias, em nível individual e grupal, com o objetivo de auxiliar o indivíduo a se conhecerem melhor, lidar de forma mais correta com seus conflitos, e na tomada de decisões.